quarta-feira, agosto 16, 2006

Revolta cidadã: protesto que virou modelo

Proibição de entrada de políticos em bairro desperta responsabilidade social e ganha apoio

Por Marcos Galvão - mgalvao@odianet.com.br

Rio - No começo era apenas um protesto de faixas contra políticos oportunistas que prometem, prometem, e não cumprem. Mas a indignação dos moradores do bairro da Cacuia, em Nova Iguaçu, ganhou a simpatia e a adesão de milhares de pessoas em todo o estado, que viram na crítica silenciosa um exemplo de como gritar por dignidade, uma revolta cidadã.

A luta por saneamento básico — água, luz e esgoto encanado — tem sido constante na Baixada Fluminense. Mas os moradores da Cacuia não esperavam que esta nova forma de responsabilidade social fosse tão aplaudida e se transformasse num exemplo para comunidades distantes. Moradores de bairros como Jardim Marajoara, em Japeri; Suruí, em Magé; e Prados Verdes, em Nova Iguaçu, aprovaram o movimento e o repetirão.
A manifestação da Cacuia por cidadania começou há quatro meses, quando um grupo de moradores se reuniu e decidiu impor as regras pré-eleitorais do bairro: candidatos seriam proibidos de entrar na comunidade; faixas de apoio a políticos, nem pensar. As faixas pedindo distância dos candidatos oportunistas vieram depois. "Não recriminamos este ou aquele candidato. Apenas queríamos manifestar a desilusão da comunidade com as promessas não-cumpridas. Estamos cansados. Queremos obras", explica William Alves Bruno, 47 anos, um dos organizadores do movimento.

MANIFESTAÇÃO

A mobilização por cidadania não pára no protesto com faixas no bairro. Uma manifestação, marcada para quarta-feira, na Estrada de Austin, planeja reunir cerca de mil moradores. "Reivindicaremos obras", explica Paulo César Gonçalves, enquanto aponta para uma vala na Rua Iara, uma das principais do bairro. Segundo ele, durante a semana o bairro recebeu apoio de moradores de comunidades vizinhas.
Centenas de internautas manifestaram, através do DIA Online, opinião favorável à iniciativa dos moradores. Alguns deram até sugestões. Muitos enfatizaram que pretendiam fazer o mesmo em suas comunidades. "Ficamos orgulhosos. É uma prova clara de que existem outras pessoas insatisfeitas com políticos", acrescenta Paulo César.
Ele conta que o movimento começou com cerca de 15 moradores, mas hoje já conta com a participação de centenas de pessoas, interessadas em melhorar a qualidade de vida do bairro.

Prados Verdes já encomendou sua faixa

Moradores de Prados Verdes, em Nova Iguaçu, já tentaram outras formas de protesto contra o abandono do bairro por políticos depois de eleitos. Recentemente, um grupo foi para a porta da prefeitura com sacos nos pés, para mostrar como passam nas ruas sem asfalto do local quando chove. Mas as ruas continuam sem pavimentação. Ao ver o resultado positivo na Cacuia, que após matéria de O DIA sobre a revolta cidadã no local ganhou asfalto, decidiram fazer o mesmo. Já encomendaram uma faixa com os dizeres: ‘Não queremos mais políticos para prometer, e sim para agir’. "Os candidatos só vendem ilusão e nós, cidadãos, estamos cansados. A faixa ficará na entrada do bairro para mostrar a nossa insatisfação", explica Sebastião Palagar, presidente da associação de moradores.

A presidente da Associação de Moradores de Suruí, em Magé, Renilda Jardim, afirma que a comunidade também quer colocar faixas pedindo distância dos políticos. "Tentamos apresentar carta compromisso a candidatos, mas ninguém nos ouve. Vamos protestar", diz. Maria Lúcia Souza, da Associação de Moradores de Jardim Marajoara, em Japeri, garante que vai buscar apoio para repetir o gesto.

4 Comments:

At 11:59 AM, Anonymous Anônimo said...

acho que o comite pro-voto nulo deveria interagir com esses grupos,para mostrar que não basta querer "politicos que parem de prometer e começem a agir" e sim uma forma de politica alem do voto.

 
At 8:08 PM, Anonymous Anônimo said...

eu não aguento mais promessas de coisas absurdas. PRECISAMOS FAZER BARULHO
VOTO NULO!!!

 
At 1:01 PM, Anonymous Anônimo said...

to junto com o movimento e nao abro mao,juntos vamos longe.

 
At 4:58 PM, Anonymous Rafael said...

Vocês estão malucos!!!!
Como assim: Política além do voto? Política além do voto na minha opinião é somente a ditadura. O que se tem que fazer é uma revolução nas urnas, parar de votar nos mesmos e agir mais! Voto nulo não adianta em nada, só faz aumentar o analfabetismo eleitoral.

 

Postar um comentário

<< Home