terça-feira, agosto 29, 2006

Avaliação do Ato

Avaliação do ato

O ato foi um sucesso! Muita gente participando e contribuíndo. A polêmica gerada, ocasionou fortes discussões e iniciativas de apoio, reforçando que a sociedade está cansada das práticas maquiavélicas dos políticos e começa a sentir que a democracia representativa é um ardiloso estrategema para manipular os oprimidos sob a égide do sistema burguês. É claro que o grande desafio é canalizar toda esta raiva em direção a alternativas viáveis a construção de uma política além do voto, e foi o que tentamos fazer na medida do possível, levando nossos materiais e nossas propostas. O samba do voto nulo, apesar da falta de alguns instrumentos e ensaios, superou a expectativa dos participantes e adicionou um toque de cultura popular anti-capitalista ao ato. O ato foi interessante como termômetro de uma nova foram de política que não se paute por modelos verticalizados.

Esperamos que os próximos tenham o mesmo grau de participação dos envolvidos e das pessoas interessadas e ao que parece a campanha aumenta seu fôlego e energia! Muitos prometeram participação em nossas assembléias e esse é o melhor tipo de retorno que o comitê pode esperar. Muitos até ficavam intrigados com o fato do comitê, ser um comitê horizontal, sem lideranças ou "presidenciáveis" e funcionar de maneira tão eficiente, como ficou provado na organização pré-ato. Isso prova que outros modelos de organização são possíveis em todas as instâncias que pudermos atuar.

Em breve colocaremos links para alguns textos teóricos para endossar nossa posição sobre o voto nulo("visão sem ação é sonho e ação sem visão é pesadelo" como diz um ditado japonês) e a política além do voto e se possível, também algumas fotos do ato.

13 Comments:

At 12:39 PM, Anonymous jh said...

foi, realmente, um dos mais empolgantes atos realizados pelo comitê.

a observação sobre a reação de alguns transeuntes é pertinente, pois vemos que as pessoas estão solidamente moldadas por um modelo de organização hierarquizado, vertical (modelo padrão para os partidos políticos).

não foi raro ver alguns perguntando: "quem está financiando vocês?"; "vocês estão ligados a algum partido?"...

a partir dessas perguntas, podíamos expor os princípios básicos que nos orientam (muito mais do que apenas o "voto nulo pelo voto nulo"): horizontalidade, democracia direta, autogestão social.

e a avaliação que fizemos, ali mesmo na praça, abrindo a roda e chamando a participação de qualquer um, demonstrou que são princípios que aplicamos já, dentro do próprio comitê.

nadar contra a corrente dá trabalho... mas acho que estamos conseguindo passar o recado.

abraço a todos!

 
At 8:54 PM, Anonymous Fábio Victor said...

oi,
meu nome é Fábio Victor, sou repórter da Folha de S. Paulo, e pretendo escrever uma matéria sobre voto nulo nas eleições de 2006. Gostaria de entrevistar pessoas que votam nulo e conhecer melhor os grupos que apoiam essa idéia, especialmente no Rio, onde há um índice alto de apoiadores da idéia.
Se o coordenador do blog pegar esta mensagem, por favor me responda (fvictor@folhasp.com.br) deixando algum telefone de contato.
Obrigado. Um abraço,
Fábio
meus telefones: 11 3224-3551 ou 8377-2534

 
At 5:40 PM, Anonymous ricardo antonio filgueiras said...

Brasil x postura cívica
De : Ricardo Antonio Filgueiras

Brasil ......brasileiros uma nação de trabalhadores , um povo manso e honesto o que fazem com as nossas famílias , nos que produzimos as nossas riquezas com as nossas mãos , que trabalhamos ate 8,00h p/ dia e as vezes ate 24,00h ,cadê a nossa dignidade nosso respeito com os nossos impostos que tantos nos tira a cada dia , cadê o respeito dos que governam , cadê a moralidade do homem publico que nos votamos para melhorar as nossas vidas para termos um trabalho e uma moradia digna, cadê as nossas escolas publicas com um verdadeiro ensino cívico , cadê os hospitais com uma política verdadeira de saúde , cadê a segurança de nossas famílias e verdade estamos desprovidos de tudo e somos nos que produzimos todas as riquezas do nosso pais e não temos muitas vezes acesso a elas algumas ainda são aceitáveis , mais as bases de uma família viver com dignidade não dar não dar mesmo ai estão os exemplos dessa total violência que explode em nosso pais , que vem de toda as partes do homem como um todo . Os governantes sérios querem e procuram acabar com a desigualdade e a violência mais sabem que e difícil , pois a violência esta na estrutura das políticas que os cercam , não podendo mudar vão colocando paliativos , ate quando ? eu digo, ate temos consciência política e democrática para virar a mesa e eu falo chegou a hora meus irmãos e no voto que ganharemos , não votando mais para os {deputados e vereadores} ai começara uma nova ordem e uma nova estrutura política e verdadeira democracia para o pais , só assim deixaremos de comer as migalhas que cai da mesa , para então começar a comer o pão que se encontra em cima de nossa mesa chamada de Brasil............................

 
At 8:25 PM, Anonymous Anônimo said...

A DESMILITARIZAÇAÕ.

Por Ricardo Antonio Filgueiras
Desmilitarização: em seus princípios democrático e humano haveria uma grande valia para a sociedade isto é se fosse uma sociedade completa em seus pensamentos de paz e progressos humanitários sem o egoísmo e vaidades que invade e subjuga o próximo como um ser melhor, os políticos seriam pautados nos princípios da verdade e da consciência democrática plena e humanitária onde caminharia com o progresso e no equilibro do respeito das instituições criadas, dando assim o exemplo incessante para o bem estar de toda sociedade.

O que assistimos hoje em todo o universo são político e suas políticas em maior quantidade sendo empregado pela sua classe desrespeitando a verdade e se apropriando da mentira em benefícios financeiros e de poder, fala em (democracia social) mais impera no imperialismo do comunismo onde se perdeu no momento da historia do capitalismo que foi empregado sem as regras necessárias para a direção do social e assim o capitalismo se tornou selvagem com seu tempo onde constrói e ao mesmo tempo se destrói na completa irracionalidade humana e agora volta a florescer as raízes do comunismo e sua bandeira com o seu martelo e sua foice para desmantelar o que ainda sobra do capitalismo em Pé.

Ao contrario do capitalismo social democrático que será implantado em uma nova era da sociedade onde ira florescer a verdade nos horizontes do bem estar social e sua verdadeira democracia. A humanidade cociente será repleta de alegria e derramara sobre toda a terra as abundancias intelectuais e materiais (quem ver verá).

http://ricardoricofil.blogspot.com/

 
At 1:08 PM, Anonymous Anônimo said...

A limpeza.

Por Ricardo Antonio filgueiras.
Ao longo dos anos as instituições foram lapidadas paulatinamente na forma inconstitucional, algumas leis coerentes dada na sociedade foram mudadas ou ignorada de forma inconsciente, as praticas viraram vários abusos no poder judiciário, político e no poder publico, civil e militar na mesma forma e assim muitas instituições e autarquias mantiveram o caminho das desmoralizações sem perceber a direção para onde iam que hoje elas se encontram, algumas exceções já estão despertando para as situações da sua desmoralização e agora colhem na forma que foram plantados aos anos a afio deixaram-se minar nos pensamentos comunistas afetando o desequilíbrio para a desordem do Brasil, já é constatado e sabido por todos nós da sociedade desperta há dissolvência dos princípios básicos humano ao eives dos poderes que foram criados para amparar a família e no desenvolvimento do progresso intelectual e material que deveriam levar para o bem de toda a nação.

As instituições como já vimos algumas já começaram a despertar fazendo as limpezas cortando na própria carne os maus funcionários que cometem os abusos em suas funções administrativas onde o mesmo desmoraliza o próprio trabalho que exerce, ainda tem muito a ser feito e a ser limpo dentro das instituições como a impunidade que paira por todo lado, as mudanças terão que ser feitas em seu amplo nacional os partidos políticos e suas ideologias políticas que foram empregadas por certos político tontice no poder foi o que tornou toda estas situação que estamos atravessando mergulhado nesta vergonha nacional o sistema capitalista sem as regras básica que deveriam ser colocadas para o desenvolvimento sustentável da nação, infelizmente não foi aplicado ou por desconhecer ou por um simples fato do egoísmo dos homens públicos mais pouca a pouco a sociedade esta despertando para um novo horizonte homens sérios estão se manifestando e se mobilizando sem medo.

Senhores patriotas nacionalistas homens que levantam a bandeira da democracia da ordem e da liberdade com a responsabilidade cívica e disciplinar as forças armadas não foram criadas só para a guerra e sim para interagir na sociedade nas deficiências e as necessidades civis guandu os governantes não atendem os anseio da sociedade e partem para o caminho da desmoralização e a diluição familiar não preservando e sim deixando a desejar em suas necessidades básicas estamos sendo digo todos afetados por esta desordem política e desumana os congressistas deveriam pensar em sua nação e pensaram sim neles próprios que tanto trabalharam para o povo que agora estamos subindo no auge da colheita com os frutos da pobreza e da violência postados e espalhados por todos os cantos do Brasil, senhores a luta não é armada e sim falada dizendo não para o que é errado e dizendo sim para o que é certo pois se cada cidadão mostrar o amor a pátria e a família ficara mais fácil e rápido chegarmos na renovação e tonificar º..... futuro.

 
At 9:16 PM, Anonymous Anônimo said...

O poder do voto.

Carta aberta.
Por Ricardo Antonio filgueiras.
Rio de janeiro 26 de abril 2007.
Quando o povo não acordar para a realidade do poder do seu VOTO que ele possui onde a maioria na verdade não dão o mínimo valor e pensa que o seu voto nada representa na sociedade não irar melhorar em nada e è por este motivo que a nossa política esta sem moral, nós cidadãos só sabemos ir para as urnas e VOTAR e se não temos candidato pegamos santinho na mão de alguém ou espalhados pelo chão e ai escolhemos o candidato sem nos preocuparmos com a pessoa que ira nos representar sem mais e sem menos damos a ela o nosso voto, há culpa não é só dos políticos e sim de nós mesmo que não procuramos acompanhar estes homens e a política deles não damos a eles o que eles merecem O VERDAEIRO VOTO NULO, muitos de nós somos DESATENTOS também o fui no passado e dizia que nada iria mudar se eu vota-se nulo mais eu estava errado o movimento na eleição passada confirmam o medo de algumas AUTORIDADES e partidos com receios do despertar e logo se levantaram para proferir palavras nos meios de comunicações a todo o pais e desceram se o povo votar nulo e não cumprirem a obrigação de escolher um político serão leviano com o ato cívico. Eu digo que ao contrario somos ígneos e crianças na grande praça do mundo não damos o valor ao nosso voto e continuamos a votar no sistema escolhendo os novos políticos achando que um dia poderá mudar o que na verdade não se pode mudar o que se apodreceu tem que na verdade é que ser retirado enterrado. Vivemos politicamente incorretos na essência da imoralidade e no descaso SOCIAL em todos os sentidos onde todos fazemos parte. Nós os cidadãos brasileiros somos levado na utopia desses politiqueiros comunistas sem nos perceber para onde nos levam que é a destruição familiar na irracionalidade que professam esses homens que um dia demos a eles um voto de confiança na esperança de trazerem dias melhores para o nossa PATRIA MÃE BRASIL e o que podemos fazer para reverter este processo quando despertamos e vemos o que nos resta ainda aos poucos foram nos tirando a esperança de cada dia que estes homens aproveitaram da inocência de nós cidadãos, ainda alguns cidadãos permanecem iludidos achando que colocando novas pessoas no poder elas irão fazer novas ideologias política e melhorar a vida de cada um e de sua família mais se enganam os que acham e se esquecem que estes novos políticos estarão dentro do mesmo saco que este saco esta cheio de políticas podres onde muitos se alimentam dela e contaminam outros nesta escoria social econômica e política que foi produzida pelo tempo, dando a continuidade neste processo com o nosso VOTO jogando novos políticos no fogo e achamos que eles tem a obrigação de limpar esta sujeira mudando os conceitos para novos horizonte com políticas sadias, meus irmãos o que se enraizou pelo tempo se apodreceu não tem cura sempre imperou o comunismo plantado no disfarce de bom samaritano para subir ao poder da política nacional esperando a oportunidade dos MILITAR a SUCUMBIR na sena nacional para o então os LOBOS e as IHENAS se levantarem como democratas sociais com raras exceções que se manifestam com a indignação a favor da MORALIDADE PUPLICA onde seus pares abusão do poder que os praticam mais eu digo a vocês que lutam pela decência ainda não tiveram a coragem de gritar verdadeiramente e de se rebelarem pela verdade no processo político que os ATONIA alguns lentamente falam com MORAL mais muitos ainda lutam pelo VIL METAL e pelo PODER e assim dão a continuidade na maior parte do bloco da indecência política que é apregoada a NAÇÃO e assim nós o POVAÕ continuamos a.CHORAR!

O poder emana do povo para o povo.

Grupo de Ação popular

 
At 4:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Vejam e leiam a constituição hás leis que regem o pais, onde estes homens públicos deveriam cumprir-la e ampara-la pois foram criadas para ser respeitada por todos nós brasileiro, mais isso não acontece e também não são (aplicada nos ensinos escolares) e assim a maioria povo o desconhece o DIREITO E O DEVER, pois nunca houve da parte das autoridades o interesse de nos encenar nada e fomos nós o povo que colocamos estes homens no PODER através do VOTO popular infelizmente, onde ELES deveriam nos orientar e nos dirigir civilizando assim o POVO no seu ato CIVICO e no caminho do dever e dos direitos constitucionais do Brasil.


https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%E7ao_Compilado.htm

 
At 7:44 PM, Anonymous Anônimo said...

A luta constante.
Rio de janeiro 24 maio de 2007.
Carta ao Brasil

Posição Ricardo Antonio Filgueiras
Senhoras e senhores patriotas que amam a sua terra e suas famílias, nós que somos brasileiros assistimos em nosso Brasil as discrepâncias das autoridades que conduzem a ordem da moralidade e dos fatos que vem ocorrendo ate o momento de nossa historia, o bem maior que é atribuído ao cidadão é o trabalho a honestidade e o comportamento cívico respeitando o direito alheio e isto senhores não esta sendo respeitado por muitos, principalmente por grande parte das autoridades que compõe a sociedade organizada digo a vocês o que não é seu, não é seu, e sim é da NAÇÃO compreenda aqueles que discerne e o que é do seu irmão, é do seu irmão, alguns ainda não compreende a palavra humana e se enquadram na desumana esta qualidade desumana ela vem se aflorando e dando continuidade e já esta ficando insuportável para as pessoas de bem VIVEREM em suas casas cidades e nos seus bairros etc. digo a vocês, poderá brevemente acontecer terríveis processos de vandalismos e as conseqüências incalculáveis.

Os maiores motivos são as personalidades que compõem o judiciário os parlamentares e os governos dos estados e municípios aonde eles na maioria das vezes não se interessarão pela sociedade e assim dão a continuidade deixando o POVO ao seu destino, veja uns dos exemplos de autoridade não irei dar nome, pois ele chega a trocar duas vidas por vinte e milhares de cidadãos feridos pela incompetência como age contra a criminalidade e outros desfechos como na saúde moradia e trabalho não vou entrar em detalhes, pois já conhecemos, este dão os exemplos de desumanos por entender que a vida de um marginal a ser capturando vale mais que milhares de vidas dos cidadãos e os transtornos que são levados, outros fatores que ocorre nas autoridades brasileiras são os assombrosos os acontecimentos de corrupção que se enraíza nas cúpulas governamental eles se apoderam do alheio através da imunidade que os protegem são as verdadeiras quadrilhas organizadas atuando dentro dos partidos onde se elegem para a jornada de atuação criminosas praticado contra os estados brasileiros..

A ordem dos advogados e alguns desses homens letrados que fazem parte desta grandiosa instituição dão o seu manifesto a favor da (lei ) é claro mais as leis que abrangem os criminosos é errada e é nesta bagunça que a sociedade esta vivendo pois ate e ate a supra corte do magistério do superior tribunal os Juizes se manifesta a favor da podridão, não claramente e sim acobertada mente pela LEI.

Chega-se ao acumulo com as provas contundentes vindo a publico através de autoridades serias que ainda restam a tomarem a atitude certa de prender e de afastar as escorias podres de parlamentar e membros do judiciário, mais infelizmente eles ainda são premiados pela corrupção flagrada e dizem que isto faz parte da lei e dão a eles a aposentadoria e a outros os benefícios e assim permanecem também os recursos como os abeis corpos para que as quadrilhas envolvidas posam aproveitar as brechas da lei e assim aproveitam estes criminosos desfazendo de documentos que venham a incrimina-los sendo ajudados por advogados articulando-se de muitas vezes nos processos na introdução da ( MENTIRA) sendo incluídas e aceita por muito JUIZES, eu digo as autoridades e também a todo o alto escalão da justiça brasileira com os políticos e os governantes que compõe todo o governo da sociedade organizada, vocês estão levando a desgraça ao povo.

Mando um recado para os senhores que estão no poder da ordem e do progresso brasileiro onde muitos ainda brincam de governar e de julgar ou vocês se unem a favor da moralidade tirando as incoerentes leis e refazendo um JUDICIARIO a altura para o bem de todos brasileiros e assim haja a IGUALDADE SOCIAL e levando a lucidez ao PALAMENTO e a todos os GOVERNATES ou haverá a maior desordem nacional já vista em todo o Brasil.

 
At 3:28 PM, Blogger rico_fil said...

Nome: ricardo antonio filgueiras
Cidade: rio de janeiro
E-mail: rico_fil@yahoo.com.br
Como nos encontrou: Através do Yahoo!
Data: 10/12/2007
Comentário: Conscientização da Democracia Participativa !
Aperfeiçoando a democracia na conscientização !

A democracia livre e responsável para o desenvolvimento da riqueza e do intelecto torna constante o equilíbrio da humanidade.

Capital livre mais responsável = capital social democrático

Tribuna estadual e seus parlamentares em cada estado o governador e seus prefeitos em harmonia em suas necessidades de desenvolvimento levado a tribuna.

Presidente da republica e seus governadores na homogeneidade das necessidades de cada estado no seu desenvolvimento podendo ser levado ao senado.

Senado e os seus senadores fiscalizando e criando leis federais e suas homogeneidade ou na divergência da presidência da republica podendo também interagir no seu estado.

Justiça e sua reformulação dada a ser mais justa no estado, juizes a serem eleitos pelo voto do povo sem sigla partidária e assim poderem ter representatividade no tribunal superior do seu pais, fazendo jus ha cadeira do poder Maximo sendo assim mais justo o cargo para a ultima estância.

E assim os poderes constituídos fazendo jus a sua nação que ela representa aprimorando cada vez mais a democracia o capital e o social interagindo três em um para o bem estar de toda a família brasileira.
Somente os simples de coração herdarão a terra e sua longitude de vida.
http://ricardoricofil.blogspot.com/

http://fotolog.terra.com.br/ricardorico_fil

 
At 9:30 PM, Anonymous Anônimo said...

Maquinas de jogos de azar( legal ou ilegal) só há demagogia no Brasil se prende maquinas, pessoas, policiais se corrompem e uma das desgraça social e as autoridades nada fazem para terminar definitivamente o problema.EU DIGO
FAÇAM UMA LEI EM QUE TODO COMERCIANTE QUE DEIXAR COLOCAR AS MAQUINAS DE AZAR EM SEU ESTABELECIMENTO, O ESTABELECIMENTO IRA SER FEIXADO POR TEMPO ESTABELICIDO E SEU DONO ENGUADRADO NO CHADRES PAGANDO A PENA NA ALTURA DA LEI....PRONTO ESTA SULUCIONADO O JOGO DE AZAR NO BRASIL....como estas corjas de políticos em sua maioria nada fazem para melhorar a vida do cidadão não é verdade quanta demagogia quanta hipocrisia em que vivemos todos NÓS BRASILEIROS.
ricardo antonio filgueiras

 
At 2:29 PM, Anonymous Anônimo said...

A Ordem dos Advogados do Brasil.
Rio de janeiro 13 de dezembro 2007
Por Ricardo Antonio filgueiras
É triste é muito triste de ver uma grande área de profissional onde é admirável o trabalho que se exerce na conduta moral para uma nação em defesa das leis que são regidas para pais e para as pessoas e famílias brasileiras poderem viver em harmonia e bem estar e assim poderem ser mais felizes, mais para isso necessita de pessoas principalmente formadas há altura dos conhecimentos e da importância na lei pericialmente na consciência humana.

Esta instituição na altura e sua importância que exerce onde ela leva o equilibro e o crescimento da evolução de organizar a vida de uma nação, deveria ela própria a observar a coerência e a deficiência dada na lei onde muitas vezes a lei ela é mal elaborada e assim mesmo ela é aprovada e por pessoas sem a consciência da importância da altura da lei, os políticos e jurista que as formulam quando uma lei é mal elaborada ira acarreta danos e hás vezes imprevisíveis a pessoa ou ha nação, quando uma lei ela é bem elaborada leva a nação ao acerto e nos que nela necessitam.A Ordem dos advogados deveriam ser a primeira instituição a questionar isto significa passar pela apreciação toda vez que uma lei fosse aprovada ou a ser aprovada assim garantia ao nosso Brasil e ao seu povo A ORDEM E AO PROGRESSO e já estaríamos colhendo efeitos positivos para nossa evolução ao contrario que recebemos hoje.

(Um canudo (diploma) não faz saber o que ainda não sabe)

 
At 3:41 PM, Anonymous Anônimo said...

Os recursos públicos correm pelo ralo, uma fatia do governo é abastarda nos salários outra fatia é miserável, ha maioria do povo na mediocridade dada as necessidades básicas governo corrupto desleixado e incompetente foram eleitos para reformular tudo que se esta errado, mais poucos são os que se interessam em consertar o sistema político e na distribuição de renda que a nação se encontra, povo unido pela revolução política ou a sua destruição não há outro caminho o capitalismo por si só já se encontra na UTI não há como mais reverter o processo para sobreviver só com uma nova política.
(democracia participativa) Capital Social Democrático
http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2007/11/401428.shtml

FELIZ NATAL

 
At 1:19 PM, Anonymous Anônimo said...

Quando ha maioria dos votos forem anulados, o congresso na sua essência será abalado e há estrutura desmoronara e o povo na rua, mudara o rumo dessa bandalheira dos três poderes.

Grupo Guararapes !

http://www.fortalweb.com.br/grupoguararapes/index.asp

 

Postar um comentário

<< Home